FANDOM



Parada 1:           

Vimos uma vegetação rala, reservada em um terreno rochoso, com uma vegetação de graminhos. Era uma região formada por rochas com alto teor ferretício que compõe as partes mais altas do parque. Isto permite que a vegetação seja melhor caracterizada como Cerrado, com árvores de pequeno porte e galhos retorcidos. O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km², cerca de 22% do território nacional. 

Sua área está distribuída pelos estados de Goiás. Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas. 

 Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade.

Pela vegetação ser mais rala e baixa, há muita luminosidade e esta chega mais forte ao solo. Os animais por terem mais dificuldade de se camuflarem de predadores nessas condições tendem a ter hábitos noturnos. Por isso, não notamos a presença de animais quando realizamos o trabalho de campo, visto que estava de dia. Apesar disso, pudemos observar a presença de vestígios de vida animal, como folhas e plantas, mordidas, fezes, pegadas, tocas e ninhos.

Os poucos animais que conseguimos ver de dia tinham características adaptadas á essa forte luminosidade, como pele mais grossa, camuflagem adaptada ás rochas, etc.

Parada 2:

               A segunda parada ocorreu em duas etapas, uma no mirante , onde pudemos avistar quase toda a região de mata atlântica do parque em transição com o cerrado . Este bioma ocupa uma área de 1.110.182 Km², corresponde 13,04% do território nacional e que é constituída principalmente por mata ao longo da costa litorânea que vai do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. A Mata Atlântica passa pelos territórios dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, e parte do território do estado de Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná,  Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe. A Mata Atlântica apresenta uma variedade de formações, engloba um diversificado conjunto de ecossistemas florestais com estrutura e composições florísticas bastante diferenciadas, acompanhando as características climáticas da região onde ocorre.

              A outra etapa da segunda parada já aconteceu num terreno mais baixo ,onde pudemos observar a mata bem de perto. Havia muitas arvores de grande porte formando um dossel continuo. Dentro da mata era bem úmido, fresco e com baixa luminosidade. O solo possuía uma camada bem espessa de húmus , que é um dos principais agentes de fertilização do solo. Nesta parada conseguimos observar vários animais, coisa que não ocorreu na primeira. Isso foi possível porque a mata oferece grande proteção à luz do sol, e consequentemente uma proteção à predadores, possibilitando os animais a terem um habito diurno. Também observamos uma grande oferta de alimento. Encontramos micos, pássaros e uma grande variedade de insetos.

Parada 3:

A terceira parada está localizada em um ponto baixo do parque. Notamos que neste local havia muita sombra e umidade, as arvores eram de médio á grande porte formando uma floresta densa e fechada , com folhagem bem verde e  viva. O grupo observou também que essa parada é muito rica em sua biodiversidade, que é também muito semelhante à biodiversidade da Amazônia , com a presença de diversas espécies de animais e vegetais .  Possui uma fauna muito rica composta de  mamíferos, anfíbios, aves, insetos, peixes e repteis. Nesta parada os animais foram mais notáveis pelo fato de estar de dia e deles conseguirem se proteger melhor nessa mata que é mais fechada e densa diferentemente da parada 1. Lá esses animais não tinham a  mesma “proteção” do  sol, calor, luminosidade, locais para se esconderem, alimentação adequada, etc..O ecossistema visto é formado por arvores altas , cipós,pouca vegetação gramínea e um  um rio no meio da mata que a caracteriza como  uma mata ciliar.

Realizado pelo grupo todo, aperfeiçoamentos por  Mariana Cozzi.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória