FANDOM


Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Colégio Técnico – COLTEC

Biologia – Rosilene Siray Bicalho

Geografia – Eliano de Souza Martins Freitas

1º Ano - 2013

RELATÓRIO DE CAMPO

Grupo:  Cristóvão Eustáquio da Silva

Isis Gonçalves Viana Machado

Natália Amaral

Pedro Tavares de Carvalho

Ricardo Teixeira Nunes Marques

Vitor Demétrio 

            

 

Sobre a Parada 1 (início do percurso)

ParadaI O grupo pode observar que a vegetação era predominante rasteira, as árvores tinham o tronco seco, retorcido e raízes não expostas, poucas plantas tinham flores aparentes e só algumas tinham frutos. Também observamos muitos cupinzeiros e formiqueiros. Esse conjunto de características é semelhante ao bioma Cerrado, que ocupa uma área de 23,92% do Brasil, sendo o segundo mais presente em nossa nação. O cerrado recebeu esse nome devido sua vegetação predominante seca com galhos retorcidos, árvores de pequeno e médio porte além de plantas rasteiras, os seja, todas as características que observamos na parada um. Não conseguimos observar, porém, a diversidade da fauna, mas temos que levar em conta, que provavelmente devido ao grande número de pessoas, os animais podem ter sido incomodados e também havia chovido na noite anterior. O solo e o ar estavam úmidos devido à estação chuvosa, mas o bioma é na maior parte do tempo seco, por isso as árvores que desenvolvem raízes profundas adaptam-se bem no local.

{C}

 

Sobre a Parada 2 (Área de transição)

Parada II

Nesta parada, observamos que o ambiente se torna mais úmido, a vegetação se torna mais alta com troncos mais largos e menos retorcidos, as árvores tinham folhas latifoliadas. O que antes era um ambiente aberto, se torna denso e fechado. O solo estava cheio de folhas, por isso era muito fértil, essa característica se deve por ser uma floresta muito densa, as folhas caem e o vento não as leva pra longe (como ocorre no cerrado – parada I). Vimos mais fauna do que na outra parada, como jacus e micos, esse fato se deve por ser um ambiente fechado que favorece a proteção dos animais em relação aos predadores e à desidratação, já na primeira parada era um ambiente aberto e os animais estão desprotegidos por isso não ficam aparentes. Esse conjunto de aspectos fisionômicos apresentam características da Mata Atlântica, onde a floresta é ombrófila (em que não falta umidade durante o ano). A Mata Atlântica ocupa toda a faixa continental atlântica leste brasileira, e se estende para o interior do sudeste e sul do país. É definida pela vegetação florestal predominantes sendo estas, árvores mais altas com espaçamento mediano e com relevo predominante definido por planalto.

{C}

 

Sobre a Parada 5 (parada da cascatinha)

Parada III Observamos um ecossistema inserido em um bioma cujas características são marcantes, tivemos uma sensação térmica fresca, uma vegetação variada e animais silvestres. Ele girava em torno de uma cascata, com presença de plantas que somente sobrevivem e se reproduzem com a presença de água, como samambaias e musgos. O ambiente englobava bambuzais e árvores diversificadas. Havia pouca incidência de luz solar. O solo era rico em nutrientes devido à queda e da decomposição das folhas e animais mortos. Os animais dependem desse ecossistema, pois precisam se alimentar e reproduzir. Os animais que tem apresentam fase larval aquática, como anfíbios, libélulas e mosquitos se aproveitam da presença de água para se desenvolver. A maioria dos animais ali presentes apresentam características bem adaptadas a ambientes mais sombrios evitando, por exemplo, a desidratação excessiva.  Também há presença de paredes de rocha e terrenos irregulares, marcados pela erosão causada pela água e pelo vento. Resumidamente, registramos uma grande diversidade de fauna, flora, relevo, vegetação e solo inseridos em um ecossistema.

 

{C}

 

 

5 - TRABALHO COM IMAGENS:  'Observe a ilustração apresentada a seguir.

Cole uma fotografia retirada em campo ao lado da imagem a seguir.

{C}

 {C}

Na sua opinião a imagem acima se parece com alguma das paisagens observadas em campo?

Sim, Cerrado pois a vegetação predominante seca com galhos retorcidos, árvores de pequeno e médio porte além de plantas rasteiras, os seja, todas as características que observamos na parada um.

Cole uma fotografia retirada em campo ao lado da imagem a seguir.

Ilustração 02:

{C}







{C}

TRABALHO COM IMAGENS:  'Observe a ilustração apresentada a seguir.

Na sua opinião a imagem acima se parece com alguma das paisagens observadas em campo?

Não, pois não existem árvores apenas vegetação rasteira, nenhuma flora.

Cole uma fotografia retirada em campo ao lado da imagem a seguir.

Ilustração 03:

{C}

{C}

TRABALHO COM IMAGENS:  'Observe a ilustração apresentada a seguir.

Na sua opinião a imagem acima se parece com alguma das paisagens observadas em campo? Não, pois há cactos, as árvores não possuem flores e o solo é muito seco.

Descreva a partir das anotações e da análise da imagem as semelhanças observadas (descreva os aspectos geográficos e biológicos da paisagem observada)

Cole uma fotografia retirada em campo ao lado da imagem a seguir.

Ilustração 04:

{C} {C}

Na sua opinião a imagem acima se parece com alguma das paisagens observadas em campo?

Sim, é um lugar cercado de água , com muitas árvores de troncos menos retorcidos e mais altas, cipós.

6)      'Leia os conceitos apresentados a seguir e cole abaixo deles uma fotografia identificada e retirada em campo. Ao lado justifique a escolha da respectiva fotografia.

{C}

 ESPÉCIE – Vemos na imagem, uma espécie de pássaro que exemplifica esse conceito.

 

{C}

POPULAÇÃO - Na imagem podemos observar uma          população de cupins convivendo no mesmo local ao mesmo tempo.

 

COMUNIDADE OU BIOCENOSE: Na foto ao lado, pode se perceber várias

{C}especies de plantas, como arvores e mato convivendo

 juntos no mesmo ambiente, alem de varios micro-

organismos como o líquem.

          {C}ECOSSISTEMA OU SISTEMA ECOLÓGICO - Na imagem podemos observar  plantas, um   fator biótico, sobrevivendo junto à água, um fator abiótico.

         

          {C}HABITAT - é o lugar específico onde uma espécie pode ser encontrada, isto é, o seu "ENDEREÇO" dentro do ecossistema.  

{C}

          NICHO ECOLÓGICO - Na imagem ao lado podemos observar um líquem fazendo o seu papel no ambiente, que é de se auto sustentar e produzir oxigênio para o meio ambiente.

{C}

          ECÓTONO - é a região de transição entre duas comunidades ou entre dois ecossistemas. Na área de transição vamos encontrar grande número de espécies e, por conseguinte, grande número de nichos ecológicos.

          BIOTÓPO - Todas as imagens anteriores podem retratar biótopos, ja que todas mostram o local de abrigo dos biotipos.

          BIOSFERA E BIOMA São o conjunto de todas as imagens anteriores, ja que representam todos os tipos de vida que existem em uma determinada àrea

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória