FANDOM


Coltec/EBAP/UFMGEditar

Laboratório 13 - Aquecimento diferenciado e ebulição da água

Componentes: Israel Braga, Larissa de Magalhães, Raphaela Goulart e Walber Santos.

Turma: 102


Introdução:Editar

O laboratório 13 inerente à física térmica busca diferenciar termos comumente utilizados no nosso dia-a-dia, nesse caso entender de modo mais sofisticado a diferença entre calor e temperatura, bem como entender que materias diferentes se comportam de formas distintas, sofrendo aquecimento diferenciado.

Primeiramenta é impotante distinguir temperatura de calor:

  • Temperatura é a grandeza física que mede o grau de agitação das partículas que compões os corpos.
  • Calor é a energia térmica em trânsito que flui de um corpo para outro até alcançar o equilíbrio térmico.Essa tranferência de calor ocorre quando as partículas do corpo mais quente tranferem energia para o corpo mais frio. Equilíbrio térmico por sua vez é quando a temperatura dos dois corpos se igualam e nesse momento a transmissão de energia é cessada.

Esses materias sofrem um aquecimento diferenciado que depende de um propiedade de cada material denominada calor específico. Calor específico é a quantidade de calor que é necessária fornecer ao material para elevar sua temperatura de um grau é expressada em calorias por grama ou por grau.


Objetivos:Editar

Objetivos gerais

  • Compreender a transferência de calor;
  • Diferenciar calor de temperatura;

Objetivos específicos

  • Estudar o processo de aquecimento da água;
  • Entender calor específico;

Procedimentos e métodos:Editar

Materiais:

  • Ebulidor
  • 300ml de água
  • 300ml de óleo
  • Vasilha de vidro
  • Chapa térmica
  • Béqueres

Procedimentos:

1°) Nesta exploração, utilizamos água e óleo com massas iguais em recipientes semelhantes, e colocamos em uma chapa quente ligada durante um intervalo de tempo pré-determinado. Observamos a diferença da variação de temperatura dos dois recipientes após 4 minutos de aquecimento.

2°) Nessa exploração aquecemos 300 ml de água com um ebulidor. Ao analisar o estudo de vaporização de liquidos diferenciados no experimento anterior, retornamos a medir a potência elétrica desse aparelho nesta exploração.Por meio de um gráfico,contendo o tempo de aquecimento no eixo "x" e a temperatura da água e do óleo no eixo "y".Com a medida da voltagem do ebulidor em mãos, determinamos melhor o processo de aquecimento da água e o que aconteceu com a temperatura quando a água atinge o ponto de ebulição.

Análise de ResultadosEditar

Na primeira exploração obtemos os seguintes resultados, relacionados à medição da temperatura da água e do óleo quando colocados na chapa quente,a temperatura inicial da água era de 24ºC e após 4 minutos sua temperatura era de 39ºC. Já o óleo, sua temperatura inicial era de 26ºC e após 4 minuto sua temperatura aumentou para 59ºC.

Temperatura inicial Temperatura após 4 minutos
Água 24ºC 39ºC
Óleo 26ºC 59ºC

Na segunda exploração aquecemos uma dada massa de água (300 gramas) com o auxílio de um ebulidor, durante a ebulição parte dessa massa de água foi perdida ( 26,3 gramas). Segue abaixo a tabela contendo os valores de tempo (s) e temperatura (ºC):

Tempo(s) Temperatura(ºC)
10 24
20 27
30 34
40 40
50 46
60 52
70 57
80 63
90 69
100 75
110 84
120 88
130 93
140 94
150 96
160 96
170 96
180 96

Gráfico grupo2 102

Conclusão:Editar

Após a realização dos experimentos concluímos que cada substância tem uma certa capacidade de receber energia térmica, no primeiro experimento o óleo atingiu maior nível de agitação de partículas do que a água, embora ambos estarem sob mesma fonte de energia. Com isso concluímos que o calor específico da água é maior que o calor específico do óleo.

Na segunda concluímos que é necessária muita energia para que a água mude de estado, consideramos as diferenças entre calor e temperatura, observadas nesse

experimento e em outras práticas relacionadas à análise da energia térmica, os objetivos foram concluídos pelo grupo.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória