FANDOM

Parada 1

A parada 1 foi caracterizada, ao nosso ver, por árvores com troncos retorcidos, de pequeno e médio porte, espaçadas e de troncos com casca grossa. Observamos também uma vegetação rasteira e mata heterogênea. Diante de tais observações, concluímos que a região é típica de Cerrado. O clima é tropical de altitude, pois tivemos a percepção de que este é ameno e de que havia muita incidência solar, pela vegetação ser aberta. O relevo é caracterizado por mares de morros e a região é rochosa. O solo é lixiviado, pobre em minerais e avermelhado.

O Cerrado predomina no Brasil central, ocorrendo também em pequenas áreas em outras regiões do país. Depois da Amazônia, é o segundo bioma do Brasil em extensão. O bioma cerrado ocupa 57% da vegetação mineira e 23,92% do Brasil. Representa uma formação campestre que é constituída por tipologias de vegetação aberta.

Não foram avistados muitos animais, devido às condições físicas e climáticas do local. As árvores espaçadas provocam uma maior incidência solar, dificultando a permanência de animais homeotérmicos, que sofrem com a desidratação. Por esse motivo, a fauna predominante é de animais heterotérmicos, que possuem pele grossa, normalmente escamosa ou encouraçada, não sofrendo com a desidratação. A vegetação espaçada proporciona também maior vulnerabilidade, portanto a fauna em sua maioria animais de pequeno e médio porte, que conseguem se camuflar no ambiente e se locomover rapidamente, sendo um modo de se proteger de possíveis predadores. Foram vistos insetos, aracnídeos e aves, provavelmente nesse ambiente podemos encontrar animais como répteis e animais homeotérmicos de pequeno porte com hábitos noturnos, como roedores, tatus e outros pequenos e médios mamíferos.

Parada 2

Na parada 2 observamos que é uma mata de transição entre o Cerrado e a Mata Atlântica, predominando a Mata Atlântica que é um bioma que ocupa toda a faixa continental atlântica leste brasileira e se estende para o interior no Sudeste e Sul do país.

A vegetação nesta parada era mais densa, com árvores de médio e grande porte, cujas copas eram fechadas e suas folhas eram perenes e mais verdes. A mata ficou mais fechada, impedindo uma grande incidência solar. No clima percebemos que as árvores de grande porte formaram um microclima na mata gerando sombra e umidade. Já no solo vimos que sua coloração era mais escura, com uma grande quantidade de matéria orgânica em decomposição. O relevo se tornou mais regular, com uma quantidade menor de morros.

O ambiente úmido de mata fechada é propício à fixação de animais de pequeno e médio porte, tanto homeotérmicos, como heterotérmicos. Foram observados vestígios de animais e espécies de artrópodes, mamíferos, répteis e aves, apresentando uma grande biodiversidade. Entre os animais vistos estão micos, borboletas, formigas, aranhas, cupins, lagartas, jacus, passarinhos e besouros.

Parada 3

A parada 3, ao ver do grupo, era uma região de transição entre o Cerrado e a Mata Atlântica também, pois apresentava características desses dois biomas brasileiros. Por esse motivo, a vegetação desta parada era caracterizada por árvores de pequeno e médio porte com troncos retorcidos, típicas do Cerrado, e árvores de grande porte, com copas fechadas e mais próximas, que são observadas na Mata Atlântica. Também foi observado o aparecimento de bambuzais nos arredores. Na percepção do grupo, o clima de região dessa parada era bastante quente e úmido, características do clima tropical.

A fauna da região era diversificada, apresentando espécies de artrópodes, aves, mamíferos e anfíbios. Nesta parada foi observada a primeira aparição de elementos hidrográficos, que era um pequeno riacho. O solo da região, na percepção do grupo, era escuro e fértil, devido à sua riqueza em matéria orgânica.

Também no FANDOM

Wiki aleatória