FANDOM


Relátorio 1Editar

Geografia e Biologia - 1° Trimestre

COLTEC /UFMG

Grupo: Maiara Athayde, Allan Felipe, Bruna Faria, Bianca Soalheiro, Ellen Karolina e Ygor Rabelo

Turma:101   Disciplinas: Geografia e Biologia   Data de entrega: 09/04/2013


Estudo Parque das MangabeirasEditar

Seus Biomas e Domínios Morfoclimáticos.

 Parada I

Imagens 1170

Alunos do 1° ano do Coltec na vegetação correspondente ao bioma Cerrado,no Parque das Mangabeiras,Belo Horizonte-MG

Durante a caminhada até a primeira parada observamos que estávamos diante da vegetação característica do Cerrado, que ocupa 57% de Minas Gerais, sendo o segundo bioma do Brasil em extensão.

O grupo logo descobriu que estava em tal domínio pois as árvores eram tortuosas e as folhas eram grossas, como o Cerrado que é caracterizado por seus gramíneos, árvores tortas de pequeno e médio porte, raízes profundas em decorrência da carência de nutrientes e águas no solo.

A vegetação do Cerrado é semelhante à de Savana, que possui arbustos e árvores esparsas. Na região as folhas das árvores são mais ásperas e o tronco possui muitos espinhos, está foi uma adaptação que ocorreu na flora do bioma. O cerrado possui um clima muito quente fazendo com que plantas percam mais águas, para isto não ocorrer, à planta criou uma autodefesa, que foi os espinhos nos troncos. Ocorreu o mesmo com as folhas, quanto menor a superfície de contato menor a perda de água.

Em relação ao solo da Parada I, percebemos que era seco e compactado, outra característica semelhante ao Cerrado, que também possui um solo mais "compactado" e, com isso, as plantas precisam buscar nutrientes e águas no solo. Normalmente na paisagem do Cerrado há uma grande biodiversidade,mas lá nós não encontramos muitos animais, só micos, insetos e alguns resquícios de animais.

No decorrer da Parada I para a Parada 2 percebemos que estávamos em uma área de transição do Cerrado para o bioma Mata Atlântica.



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Parada II

   
DSC00967

Vegetação do bioma Mata Atlântica em Parque das Mangabeiras,Belo Horizonte-MG

Observando as características físicas,concluímos que 2° parada trata-se do bioma Mata Atlântica(uma das florestas tropicais mais importantes do mundo), que atualmente ocupa principalmente os três estados brasileiros(Espírito Santo,Rio de Janeiro e Santa Catarina).

Caracterizada por florestas estacionais (em que falta umidade em um período do ano),porem não vivenciamos tal fator pois estávamos em período chuvoso,semideciduais (em que 20% a 50% das árvores perdem as folhas no período seco do ano) e florestas ombrófilas (em que não falta umidade no decorrer do ano),característica notada pelo grupo,densas e mistas (com araucária).

Possui um relevo bastante diversificado,algo que notamos ao ver a vegetação exuberante e heterogênea (espécies diferentes de plantas distribuídas em um mesmo local)entre as espécies mais comuns cipós e orquídeas,apesar de no local termos visto apenas cipós .Árvores de médio e grande porte,formam uma mata fechada e densa.Solo pobre decorrente da facilidade da infiltração de água na camada de areia (algo que não identificamos ao observar a mata),porém ha a decomposição de matéria orgânica(folhas,animais mortos...),por meio da umidade,do calor e da sombra formando uma camada de aproximadamente 50cm de nutrientes sobre o solo,que pode ser avistada pelo grupo em determinado ponto da caminhada.Por esse fator,as raízes das árvores são bem expostas,elas extraem os nutrientes da camada superior ao solo,o grupo avistou essas raízes,porem o motivo não era o em questão e sim pois as árvores situavam –se em um declínio.

Apesar de termos visto apenas insetos e micos,a fauna deste bioma apresenta presença de diversas espécies incluindo mamíferos,aves,insetos,repteis e peixes.Além de espécies que ainda estão sendo descobertas como por exemplo as duas espécies de rãs que foram descobertas no Rio de Janeiro e no Paraná,uma delas tem como característica a aparência de uma pedra de cachoeira e a outra possui apenas três dedos nas patas anteriores.

O bioma Mata Atlântica também é associado ao Domínio dos Mares do Morro(caracterizado por oriundas erosões geradas pela ação de chuvas principalmente). Apresenta clima tropical típico(com uma temperatura do ar em todos os meses superior a 18 °C) tropical litorâneo(quente e possui um regime de chuvas mais bem distribuído durante o ano), caracterizado pela atuação da massa tropical atlântica.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Parada III

0.jpg

Ecossistema Mata Atlântico. Representação da fauna e flora de acordo com o bioma.

No fim da nossa caminhada pelo Parque Das Mangabeiras observamos que a terceira parada é considerada um ecótono. Uma área de transição que consiste o encontro de diferentes biomas e ecossistemas, ou até mesmo, no caso da nossa parada, um ecossistema Mata Atlântico com exemplares biológicos do bioma amazônico, como a vegetação, que foi um dos fatores amazônicos mais encontrados pelo ecossistema.

No domínio de mares de morro, predomina os chapadões florestados e o relevo de mares de morro que também podemos situar como Mata Atlântica e no domínio equatorial amazônico se classifica com terras baixas e predominado pela sedimentação com o clima equatorial, quente e úmido. Estes são os domínios que compunham nosso ecossistema que é uma região com muita biodiversidade devido ao encontro de tais domínios e biomas. Em relação a vegetação, observamos que as árvores de grande porte, caracterizada por pequenas folhas e lisas, e as de médio porte, com folhas maiores derivando de lisas e ásperas. A busca por elementos e informações sobre a nossa Parada III, concluímos que esta é divida em duas partes. Na primeira parte da parada a vegetação que prevaleceu foi a de árvores de porte médio, com o clima úmido e coloração do solo representativa a baixos nutrientes. Já na segunda parada as árvores de grande porte , com o clima mais referente ao domínio mares de morro e seu solo apresentava grande quantidade de matéria (folhas e galhos).

Por conclusão da nossa passagem pelo ecossistema, havia um microclima, que é a formação de um clima a partir de uma barreira que divida este microclima do exterior que no caso são as árvores, pois são pouco espaçadas criando e caracterizando uma vegetação de mata fechada e densa. Apresentando este microclima com muita umidade, pouca passagem de sol, então pequenas plantas são difíceis de se desenvolver e solo bem úmido.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória