FANDOM


Lab 14- Modos Normais de Vibração e Ressonância Nome: Gabriela Borlido Antonini Gomes

Gustavo Henrique Silva

Rafael Carneiro Duarte

Turma: 105

Introdução

Principio da superposição, interferencia, modos normais de vibração em uma corda, ressonância,

Objetivos:

Específicos: - Encontrar e observar as primeiras quatro frequências de ressonância de uma linha urso;

- Observar a formação de nós em uma linha;

- Observar a formação de ventres em uma linha, formados tanto por vales quanto por cristas;

- Observar um auto-falante criando uma onda propagada em uma linha;

- Aprender a calcular a densidade linear de uma corda.

-Utilizar um multímetro na medição de frequências.

-Utilizar um gerador de sinal.

Gerais: - Verificar a variação do valor de frequência normal ao variarmos o material, seu comprimento ou a tensão à que ele está submetido;

- Observar a interação entre ondas e estruturas capazes de vibrar;

Procedimentos e métodos:

Utilizamos nos experimentos desse laboratório uma montagem composta por um fio, fixo em uma das extremidades na qual passa por uma roldana é preso a um conjunto de pesos variaveis, cujo valor permite controlar a tensão aplicada ao fio. A outra extremidade do fio está ligada a um alto - falante, que realiza oscilações de pequena amplitude. A frequência das oscilações é determinada por um gerador de sinal, um dispositivo capaz de produzir sinais elétricos oscilantes, cuja amplitude e período pode ser controlados (também conhecido como vibrador elétrico).

Como o botão do gerador de sinal não traz informações precisas, também utilizamos um multímetro para medirmos a frequẽncia.

Na exploração 1

Na primeira exploração utilizamos a montagem descrita acima com uma linha urso e um peso de 50 gramas fazendo a tensão. Variamos lentamente a frequência do auto falante até atingirmos o primeiro módulo natural de vibração, quando se formam dois nós nas extremidades e um único ventre, no meio. Anotamos a frequência medida pelo multímetro, que era um pouco diferente da mediada pelo própio auto falante.

Exploração 2

Nessa exploração mantemos o sistema da exploração 1 e continuamos a almentar a frequência, até atingirmos o segundo módulo normal de vibração, onde se formam três nós( um em cada extremidade e outro no meio) e dois ventres. Anotamos novamente a frequencia indicada no multímetro.

Exploração 3

Nessa exploração

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória